30 November 2010

Happy Birthday MOVEMBER



Nos últimos anos os homens tem vindo a cuidar melhor da sua aparência facial, corporal e a preocupação com os seus pêlos aumentou. A barba, e principalmente o bigode, que antigamente era uma característica dos homens rurais, tornou-se numa tendência do homem moderno que habita nos centros mais cosmopolitas.
Em tempos o bigode simbolizava machismo e virilidade, exemplo disto eram os homens dos anos 70, que ostentavam o seu bigode orgulhosamente, sem o qual se sentiam fracos e desrespeitados. Durante algumas décadas o bigode foi deixado de lado, até porque com toda a evolução que a sociedade sofreu, foram surgindo conceitos como metrosexualidade, que levaram à completa abolição de pêlos, faciais e corporais, sendo considerados até mesmo inestéticos.
Já é sabido que a moda é cíclica, e que as tendência vão e vêm. O que hoje é moda, amanhã está out. Uma tendência forte começa numa poderosa subcultura de trendsetters, e o mediatismo do bigode veio assim abrir uma porta ao tão esperado mustache come back!
A vontade de ser diferente faz com que muitos homens mudem a sua aparência, vontade esta que aumentou com a crescente liberdade no trabalho, porque hoje em dia já quase ninguém é despedido pela aparência.
Nos principais centros de cultura alternativa como, Los Angeles, Londres, Milão, Paris e muitas outras cidade mundiais, nas ruas já se podem ver alguns anónimos a ostentar orgulhosamente os seus bigodes. Para muitos usá-lo pode ser divertido e cool, o que de certa forma é um forte indicador de coragem e estilo, uma vez que ainda são muitos os que do bigode fazem troça.
Após quase 30 anos de hibernação, o bigode vai voltar a estar na moda. Muitos recusam-se a acreditar, mas todas as condições estão reunidas para o come back do bigode. As figuras públicas são a fonte de inspiração da sociedade a todos os níveis, e neste momento está-se a verificar uma forte presença do bigode nos mais influentes ícones de estilo mundiais.  Era este o encorajamento tão ansiado para os que sempre o usaram, e para os que sempre quiserem usar, mas que por algum motivo lhes faltou a coragem.
Para além do factor mediatismo, existem movimentos e eventos como o Movember, originário na Austrália que se expandiu para vários países, desafiando os homens a deixar crescer o bigode durante o mês de Novembro, com o objectivo de angariar dinheiro para ajudar causas ligadas a problemas de saúde masculinos. Neste momento, em todo o mundo, mais de 200.000 participantes vão às Mo Parties fazendo regressar o bigode todos os invernos.
Contudo não é  só no inverno que os eventos de bigodes estão activos. Um pouco por todo o mundo são organizadas festa, nas quais o bigode surge como mote e é mesmo dress code obrigatório. Sejam homens ou mulheres os convidados aparecem, na sua maioria, vestidos e acessorizados a rigor. Com todos em pé de igualdade, o bigode deixa de ser motivo de gozo… só para quem não o deixar cair!
O bigode é ou não  é cool? Ambos! Não há algum estilo masculino com tanto poder como este. Este é mais um comeback retro a que se assiste. Mais do que moda, é uma atitude.

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